Controladores e auditores da Controladoria-Geral do Estado do Pará estiveram na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, participando de uma série de atividades relacionadas ao controle interno e à gestão pública.
No dia 24 de setembro, foi realizada uma visita técnica na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE) para a comparação de processos, estratégias e resultados, bem como identificar e adotar boas práticas em controladoria. Durante a visita, o controlador-geral adjunto de Controle Interno, Marcos Cantuária, foi recebido pelos secretários executivos Renato Cirne e Filipe Castro, e pelo assessor técnico, Hugo Santiago, momento em que discorreram sobre os desafios das controladorias frente às novas práticas de controle.


Nos dias 25 e 26 de setembro, os auditores participaram do XX Encontro Nacional de Controle Interno, organizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), que abordou temas de grande relevância para o setor, como inteligência artificial e seus impactos na sociedade, auditoria voltada a políticas públicas; Environmental, Social and Governance (ESG); Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); sustentabilidade ambiental, dentre outros temas.

Já no dia 27 de setembro, uma das atividades aconteceu na 51ª Reunião Técnica do CONACI, onde foram apresentados casos de sucesso da SCGE/PE e da Controladoria-Geral da União (CGU), além de debates sobre a oferta de cursos ao público externo ao Conselho e sobre o lançamento de obras relacionadas ao Controle Interno nos eventos do CONACI. Outra atividade foi na Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM, em que a CGE foi convidada a participar como ouvinte, representada pela Controladora de Auditoria Interna, Amanda Campelo, a fim de obter o conhecimento e experiência para implementação do IA-CM nas controladorias do país. Houve também a participação da auditora Verônica Reis na Câmara Técnica da LAC, que tratou sobre a aplicação da Lei Anticorrupção.

A CGE/PA incentiva a participação dos auditores nestes eventos para que possam trocar experiências e conhecimentos, contribuindo para o aprimoramento das práticas de controle interno no Estado do Pará, bem como fortalecer as relações institucionais com outros órgãos de controle do país.
Texto: Jeniffer Terra (Coord. Núcleo de Comunicação)