Com o objetivo de estreitar os laços entre a Controladoria-Geral do Estado e os agentes de controle interno, o órgão promoveu a programação do I Seminário Paraense de Auditoria e Controle Interno, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa), na última sexta (23), na sede do Tribunal de Justiça do Estado, em Belém.

Para celebrar o Mês Internacional de Conscientização Profissional da Auditoria Interna, o evento abordou o tema “Gestão de riscos e Controles Preventivos para a transformação da gestão pública” e reuniu diversas autoridades importantes como Helvio Arruda, Diretor-Geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Marcos Cantuária, Controlador-geral do Estado, René Sousa Júnior, Secretário de Estado da Fazenda, Nilma Lima, Ouvidora-Geral do Estado do Pará (OGE), Ailton Corrêa Júnior, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), Doutor André Bassalo, ex-Controlador-Geral do Estado e Sergio Filgueiras de Paula, Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.
Com transmissão ao vivo, a programação também contou com a participação de dezenas de gestores públicos, auditores, controladores, agentes de controle interno e estudantes, que puderam conferir palestras sobre temas estratégicos voltados para a auditoria interna voltada com foco na valorização da gestão, gestão de riscos e controle preventivos nas contratações públicas, programas de integridade no setor público, além do papel do controlador interno voltado para a valorização da comunicação e apoio ao gestor.
Um dos participantes que destacou a importância do evento foi o coordenador de controle interno da Secretaria de Estado de Educação, Gabriel Peixoto, que elogiou a qualidade das palestras ministradas por especialistas ligados à auditoria e o controle interno. “Sem dúvida, essas ideias que estão sendo trazidas neste seminário irão permitir que essa inovação torne o nosso trabalho cada vez mais efetivo”, ressaltou.
A controladora de auditoria interna da CGE-PA, Amanda Campelo, destacou que o evento promove o aprimoramento da gestão pública do Estado, além de fortalecer a auditoria e o controle, que estão estrategicamente ligados aos serviços públicos oferecidos.
De acordo com o Controlador-geral do Estado, Marcos Cantuária, o seminário proporcionou a oportunidade de trocas de conhecimentos voltados para o aprimoramento do controle e da auditoria interna. “Cada vez mais pretendemos investir em eventos estratégicos, que contribuem para a qualificação dos agentes de controle interno do Estado, para que estejamos sintonizados com as melhores práticas de controle da administração pública. Isto é fundamental para garantir que o Estado e as políticas públicas atinjam seu objetivo de melhorar a vida do cidadão”, ressaltou.
Texto: Fabiana Otero - Núcleo de Comunicação CGE-PA
Créditos da imagem: Núcleo de Comunicação CGE e Ag. Pará
Núcleo de Comunicação CGE-PA