Pular para o conteúdo principal
Enviado por roberto.mendes em qua, 06/08/2025 - 11:59

Com o objetivo de promover a capacitação dos servidores, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PA) promoveu, na manhã desta quarta-feira (06), mais uma edição do Projeto Alumiar, que ocorreu na sede do órgão estadual de controle, em Belém.

cge

A programação contou com a palestra da vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, Sandra Guimarães, que proferiu uma palestra sobre o tema “Letramento racial: uma abordagem educativa no contexto do serviço público”.

Durante a programação, a especialista abordou os aspectos históricos relacionados ao racismo estrutural no Brasil, incluindo os impactos no mercado de trabalho, no contexto das relações interpessoais e nas organizações, além do desenvolvimento de estratégias voltadas para o fortalecimento luta antirracista.

A docente também reforçou que o letramento racial envolve o desenvolvimento de habilidades para identificar, analisar e combater o racismo em todas as suas formas. Além de envolver um processo contínuo de aprendizado e conscientização sobre questões raciais.

“É importante abordar esse tema, pois as instituições possuem um papel importante para o enfrentamento ao racismo e essa iniciativa da CGE-PA é fundamental para trazer a discussão do letramento racial, pois é por meio dele que é possível revelar as diversas práticas antirracistas, que muitas vezes estão incorporadas no ambiente organizacional e que não são vistas”, destacou a professora da UFPA, Sandra Guimarães.

Conscientização

De acordo com o Controlador-Geral do Estado, Marcos Cantuária, a realização da edição do projeto Alumiar, que abordou o letramento racial, é um passo importante para capacitar os servidores do órgão estadual de controle e reforçar a estratégia de boas práticas e comprometimento com a ética. “Sem dúvida, é importante que possamos compreender com mais profundidade esse tema, pois assim a CGE-PA contribui para a conscientização sobre o combate ao racismo, especialmente no ambiente organizacional”, ressaltou.


Núcleo de Comunicação CGE-PA