Em alusão ao dia nacional do ouvidor, celebrado no dia 16 de março, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoveu uma sessão solene na manhã desta quinta-feira (20), no auditório João Batista. A diretoria da Controladoria Geral do Estado participou do evento, que reuniu ouvidores dos órgãos estaduais e de instituições privadas. O controlador geral do Estado, Marcos Cantuária, participou da mesa oficial, presidida pelo deputado Iran Lima, e composta por prefeitos e autoridades dos órgãos estaduais, prefeitos e representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas e Ordem dos Advogados no Pará.

A sessão, proposta pelo deputado estadual Iran Lima, teve o objetivo de abordar sobre a importância do papel do ouvidor como profissional fundamental para o aprimoramento do serviço público no Estado e destacar a atuação da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), que tem a missão de democratizar o acesso aos direitos de todo e qualquer cidadão que precise de interlocução junto aos serviços governamentais ofertados no estado do Pará.
Durante o evento, o controlador geral do Estado, Marcos Cantuária, ressaltou que a ouvidoria é um instrumento de poder e contribui para que o Estado possa aperfeiçoar cada vez mais os serviços ofertados. “A ouvidoria transforma a opinião individual de cada cidadão em ações coletivas”, destacou.
A sessão também contou com a participação da ouvidora geral do Estado, Nilma Lima, que enfatizou o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria Geral do Estado, que busca a aproximação do Estado com a sociedade paraense.
Durante o evento, os ouvidores foram homenageados com a entrega de certificados, que reforçam o trabalho das ouvidorias nos órgãos estaduais. Além disso, a Controladoria Geral do Estado também recebeu um prêmio como reconhecimento ao trabalho da ouvidoria, que foi implantada recentemente no órgão.
Núcleo Comunicação CGE