Pular para o conteúdo principal
Enviado por roberto.mendes em seg, 10/11/2025 - 15:47

A Controladoria-Geral do Estado participou, na manhã desta segunda-feira (10), da programação oficial da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), realizada na Zona Verde da COP30  (30ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas), em Belém. Na oportunidade, a  controladora-adjunta de Controle Interno, Ana Paula Pinto, palestrou ao lado do subsecretário de administração tributária, Eli Sosinho, e da coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Estado, Zilda Benjamin. 

Com o tema “Fisco e Cidadania na Amazônia”, a programação destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda e o papel estratégico da CGE-PA no fortalecimento da transparência e do acesso à informação. 

cge

Durante o evento, o subsecretário de Administração Tributária, Eli Sosinho, explicou sobre as ações da Educação Fiscal, além da  importância do papel ativo dos cidadãos, escolas, servidores e comunidades tradicionais na construção de uma economia verde inclusiva, ancorada nos princípios da cidadania fiscal, ética pública e responsabilidade ambiental. “Só se constrói um Estado bem fortalecido, do ponto de vista econômico,  quando nós temos políticas públicas que estejam ancoradas com a boa política tributária”, destacou.


Além disso, a coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Estado, Zilda Benjamin, apresentou o trabalho da Rede de Educação e Cidadania no Pará, que tem a função de atuar na mobilização, capacitação, gestão e maturidade fiscal em todo o Estado.

Já a Controladora-Geral Adjunta de Controle Interno da CGE-PA, Ana Paula Pinto, também reforçou o comprometimento da CGE-PA para fortalecer a transparência e o acesso à informação no Estado, considerando o cenário da COP30. “Para garantir a implementação destes aspectos, a Controladoria-Geral do Estado é responsável pelo gerenciamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que é um canal do governo estadual responsável pela comunicação com  a população, assegurando a justiça social”.